Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Espanhol Licenciatura Noturno

Área do conteúdo

Matrícula (diferentes etapas) – Reabertura de matrícula, bloqueio e cancelamento

 

MATRÍCULA DOS ALUNOS VETERANOS

O processo de matrícula dos alunos veteranos da UFC ocorre em 04 etapas: Matrícula Curricular, Ajuste de Matrícula, Matrícula em Tempo Real e Matrícula Irrestrita. De forma complementar, há ainda Trancamento Parcial, Trancamento Total e Matrícula Institucional, que podem ser solicitados pelos alunos. Cada uma dessas etapas está detalhada no documento abaixo:

Nota Informativa n.º 01

 

REABERTURA DE MATRÍCULA

A reabertura de matrícula é o procedimento que permite ao aluno veterano que não realizou matrícula no prazo previsto retomar seu vínculo com a Universidade.

Quem pode solicitar reabertura de matrícula?

O aluno que tiver permanecido sem vínculo por, no máximo, 4 (quatro) semestres.

Qual o procedimento para solicitar a reabertura de matrícula?

O aluno deverá protocolar requerimento na Pró-Reitoria de Graduação, com exposição de motivos, no prazo estipulado no Calendário Universitário. A Pró-Reitoria de Graduação irá avaliar a solicitação. Os pedidos deferidos (aceitos) são encaminhados à coordenação de curso para elaboração de plano de estudos, a ser assinado pelo estudante junto com o termo de compromisso.

Fonte: Site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

 

BLOQUEIOS E CANCELAMENTOS

O (a) aluno (a) terá sua matrícula bloqueada caso tenha extrapolado o limite máximo de reprovações por falta ou o tempo máximo de curso. Esse período pode ser verificado no histórico.

Os (as) alunos (as) com bloqueios devem entrar em contato com a coordenação para procedermos com o desbloqueio. No caso do máximo de reprovações por falta, assinando o termo de ciência de reprovação por falta, e no caso de tempo máximo de curso, fazendo um plano de estudos e assinando-o.

O aluno que extrapolou o tempo máximo de curso só poderá realizar a matrícula junto à coordenação do Curso. Para isso, deverá enviar, por e-mail, os dados pessoais (nome completo, matrícula), além dos dados das disciplinas que deseja incluir na solicitação de matrícula, de forma objetiva.

O (a) discente terá sua matrícula cancelada caso tenha reprovado por falta após ter assinado o termo de ciência de reprovação por falta, ou tenha abandonado o curso, não tendo feito matrícula em nenhum componente curricular durante algum semestre.

O (a) aluno (a) cancelado (a) deverá solicitar reabertura de matrícula na PROGRAD, nas datas especificadas no Calendário Universitário.

 

Links importantes:

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo