Matrícula (diferentes etapas) – Reabertura de matrícula, bloqueio e cancelamento
MATRÍCULA DOS ALUNOS VETERANOS
O processo de matrícula dos alunos veteranos da UFC ocorre em 04 etapas: Matrícula Curricular, Ajuste de Matrícula, Matrícula em Tempo Real e Matrícula Irrestrita. De forma complementar, há ainda Trancamento Parcial, Trancamento Total e Matrícula Institucional, que podem ser solicitados pelos alunos. Cada uma dessas etapas está detalhada no documento abaixo:
REABERTURA DE MATRÍCULA
A reabertura de matrícula é o procedimento que permite ao aluno veterano que não realizou matrícula no prazo previsto retomar seu vínculo com a Universidade.
Quem pode solicitar reabertura de matrícula?
O aluno que tiver permanecido sem vínculo por, no máximo, 4 (quatro) semestres.
Qual o procedimento para solicitar a reabertura de matrícula?
O aluno deverá protocolar requerimento na Pró-Reitoria de Graduação, com exposição de motivos, no prazo estipulado no Calendário Universitário. A Pró-Reitoria de Graduação irá avaliar a solicitação. Os pedidos deferidos (aceitos) são encaminhados à coordenação de curso para elaboração de plano de estudos, a ser assinado pelo estudante junto com o termo de compromisso.
Fonte: Site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).
BLOQUEIOS E CANCELAMENTOS
O (a) aluno (a) terá sua matrícula bloqueada caso tenha extrapolado o limite máximo de reprovações por falta ou o tempo máximo de curso. Esse período pode ser verificado no histórico.
Os (as) alunos (as) com bloqueios devem entrar em contato com a coordenação para procedermos com o desbloqueio. No caso do máximo de reprovações por falta, assinando o termo de ciência de reprovação por falta, e no caso de tempo máximo de curso, fazendo um plano de estudos e assinando-o.
O aluno que extrapolou o tempo máximo de curso só poderá realizar a matrícula junto à coordenação do Curso. Para isso, deverá enviar, por e-mail, os dados pessoais (nome completo, matrícula), além dos dados das disciplinas que deseja incluir na solicitação de matrícula, de forma objetiva.
O (a) discente terá sua matrícula cancelada caso tenha reprovado por falta após ter assinado o termo de ciência de reprovação por falta, ou tenha abandonado o curso, não tendo feito matrícula em nenhum componente curricular durante algum semestre.
O (a) aluno (a) cancelado (a) deverá solicitar reabertura de matrícula na PROGRAD, nas datas especificadas no Calendário Universitário.
Links importantes: