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Matrícula (diferentes etapas) – Reabertura de matrícula, bloqueio e cancelamento

 

MATRÍCULA DOS ALUNOS VETERANOS

O processo de matrícula dos alunos veteranos da UFC ocorre em 04 etapas: Matrícula Curricular, Ajuste de Matrícula, Matrícula em Tempo Real e Matrícula Irrestrita. De forma complementar, há ainda Trancamento Parcial, Trancamento Total e Matrícula Institucional, que podem ser solicitados pelos alunos. Cada uma dessas etapas está detalhada no documento abaixo:

Nota Informativa n.º 01

 

REABERTURA DE MATRÍCULA

A reabertura de matrícula é o procedimento que permite ao aluno veterano que não realizou matrícula no prazo previsto retomar seu vínculo com a Universidade.

Quem pode solicitar reabertura de matrícula?

O aluno que tiver permanecido sem vínculo por, no máximo, 4 (quatro) semestres.

Qual o procedimento para solicitar a reabertura de matrícula?

O aluno deverá protocolar requerimento na Pró-Reitoria de Graduação, com exposição de motivos, no prazo estipulado no Calendário Universitário. A Pró-Reitoria de Graduação irá avaliar a solicitação. Os pedidos deferidos (aceitos) são encaminhados à coordenação de curso para elaboração de plano de estudos, a ser assinado pelo estudante junto com o termo de compromisso.

Fonte: Site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

 

BLOQUEIOS E CANCELAMENTOS

O (a) aluno (a) terá sua matrícula bloqueada caso tenha extrapolado o limite máximo de reprovações por falta ou o tempo máximo de curso. Esse período pode ser verificado no histórico.

“O estudante de graduação tem sua matrícula no semestre subsequente bloqueada após contrair duas reprovações por frequência na mesma disciplina ou atingir um total de quatro reprovações por frequência em disciplinas do curso.” https://prograd.ufc.br/pt/perguntas-frequentes/matricula-desbloqueio/()

Os (as) alunos (as) com bloqueios devem entrar em contato com a coordenação para procedermos com o desbloqueio. No caso do máximo de reprovações por falta, assinando o termo de ciência de reprovação por falta, e no caso de tempo máximo de curso, fazendo um plano de estudos e assinando-o.

O aluno que extrapolou o tempo máximo de curso só poderá realizar a matrícula junto à coordenação do Curso. Para isso, deverá enviar, por e-mail, os dados pessoais (nome completo, matrícula), além dos dados das disciplinas que deseja incluir na solicitação de matrícula, de forma objetiva.

O (a) discente terá sua matrícula cancelada caso tenha reprovado por falta após ter assinado o termo de ciência de reprovação por falta, ou tenha abandonado o curso, não tendo feito matrícula em nenhum componente curricular durante algum semestre.

O (a) aluno (a) cancelado (a) deverá solicitar reabertura de matrícula na PROGRAD, nas datas especificadas no Calendário Universitário.

 

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