Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência – PAIP

PAIP – Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência

O programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência busca reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC através da concessão de bolsas a estudantes em projetos que contemplem a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação.

Os projetos, desempenhados em diversas áreas, cursos e unidades acadêmicas da UFC, também contribuem para uma melhor ambientação do estudante nos primeiros semestres da graduação, promovem a qualidade do ensino e da aprendizagem e ajudam a aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC.

A Pró-Reitoria de Graduação é responsável por, todos os anos, selecionar e avaliar os projetos contemplados pelo programa. São acompanhadas as atividades realizadas pelos estudantes, avaliada a relevância do projeto e sua relação com os objetivos centrais do programa.

O programa oferece dois tipos de bolsas para alunos da graduação.

PAIP – Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência

MOVE – Movimentando o Espanhol (projeto PAIP)

Percebemos que, com a modificação da entrada a partir da avaliação do ENEM, muitos estudantes necessitam de orientação ao entrar na Universidade sobre como conduzir os seus passos na instituição.

O distanciamento entre os alunos iniciantes dos cursos e aqueles que já se encontram em semestres avançados; a falta de uma orientação mais efetiva dos ingressantes; a ausência de projetos que promovam ações integradoras entre os alunos da graduação e quaisquer outras ações nesses sentidos, podem gerar um maior número de evasão desses alunos.

Nesse contexto, o presente projeto tem o principal objetivo de ‘movimentar’ os alunos do curso de Letras Espanhol, na habilitação português-espanhol (diurno) e em sua habilitação em espanhol (noturno), através de atividades e eventos que promovam a integração desses estudantes e sirvam para orientar os primeiros passos daqueles que iniciam a graduação na UFC.

O projeto, dessa forma, realiza encontros entre os alunos, palestras de professores do curso; apresentando as possibilidades de formação e atuação no mercado de trabalho; realização de pesquisas de satisfação e necessidades dos alunos para a melhoria do curso.

Os alunos que atuam como monitores têm a possibilidade de integrarem-se à vida acadêmica, refletirem sobre os problemas que envolvem as dificuldades enfrentadas pelos seus pares e, ainda, perceberem de maneira mais clara e crítica a sua formação de nível superior, tendo em vista a sua atuação futura no mercado de trabalho ou como pesquisador da área.

Os estudantes da graduação em Letras/espanhol têm a oportunidade de participar de ações que os integrem como membros de um curso acadêmico, de demanda em crescente absoluta, mediante a legislação vigente (Lei 11.161, que prevê a oferta obrigatória do espanhol na escola de nível médio da rede pública).

Igualmente, o projeto ajuda no combate a evasão na medida em que oferece informações a seus participantes sobre o curso que integram, de forma a auxiliá-los na condução de sua formação acadêmica e profissional.

Finalmente, através das ações de orientação sobre o regimento interno e organização acadêmico-administrativa do curso e da Universidade, os alunos têm mais uma ferramenta de como se conduzir dentro do meio acadêmico e melhorando sua relação com seus pares, com seus professores e com as esferas administrativas da UFC, também combatendo a evasão.

Instagram MOVE UFC

Conheça o projeto MOVE.