gov.br

Curso de Letras Espanhol Licenciatura Noturno

Área do conteúdo

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – área Língua Espanhola PIBID – Língua Espanhola

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O PIBID tem como objetivos principais incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério. O programa busca elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.

inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação proporciona oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Ao contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, intenta elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Além disso, o PIBID objetiva também incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.

Setor responsável:
Coordenação Institucional do PIBID na UFC: Profª Maria José Costa dos Santos

Fone: (85) 3366 9527
E-mail: rp@prograd.ufc.br

Coordenadora da área de PIBID Língua Espanhola: Kátia David

E-mail: pibidespanholufc@gmail.com

Imagens: PIBID Espanhol 2022 a 2023.

Imagem: PIBID Espanhol 26/05/2023.