Painel de Ações Extensionistas
AÇÕES DE EXTENSÃO 2023
Apresentamos as ações extensionistas do nosso curso disponíveis para que o discente conheça e selecione. Ao selecionar, o discente deverá contactar, primeiramente, a Supervisora de Extensão, professora Beatriz Alencar Furtado através do e-mail alencarbia@gmail.com e coordenação do Curso, e-mail: espanholcoordenacao@letras.ufc.br. Informamos que o próprio discente também pode propor ação de extensão e, para tanto, precisa contactar, incialmente, o Supervisor e, em seguida, um professor do curso que possa orientá-lo e cadastrar a ação junto a Pró-Reitoria de Extensão (PREX).
Os alunos devem preencher o formulário “Controle das atividades de extensão – Alunos do Espanhol Noturno: https://forms.gle/KVAau2cawzMnxAbW6 ”. O presente formulário tem o objetivo coletar e organizar informações sobre os alunos envolvidos nas atividades de extensão.
Os alunos do currículo 2020.1 devem cumprir até o final do seu curso 324h.
- O podcast Catar Feijão é um Projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará ligado ao GELTTE – Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias da UFC, coordenado pela Professora Roseli Barros Cunha, que tem o intuito de discutir literatura por meio de outro formato, destacando obras, escritores e perspectivas a partir da produção científica desenvolvida pelo grupo. O público-alvo do projeto são os alunos da graduação em Letras, além de interessados em literatura. A primeira temporada do podcast contém seis episódios e é o resultado da Disciplina Estágio em docência, ministrada pela professora e cursada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras, também integrantes do GELTTE. O primeiro episódio, cujo título é “O que é literatura?”, será disponibilizado nas plataformas digitais Anchor, Spotify e Soundcloud no dia 28 de agosto de 2020 (clique nas imagens abaixo).
- O projeto Espanhol para crianças do Ensino Fundamental I trata-se de um projeto de extensão, coordenado pela professora Kátia Cilene David da Silva, oferecido às crianças do Ensino Fundamental I interessados pela língua e cultura espanholas, a ser ministrado por um aluno bolsista preferentemente aluno em formação da Graduação em Letras Espanhol em parceria com uma professora e a coordenadora de uma escola parceira. No currículo do Curso de Letras Espanhol não temos nenhuma disciplina direcionada para o ensino de espanhol para crianças e, atualmente, os colégios e cursos exigem profissionais capacitados para trabalhar com o público infantil (ver reportagem sobre o projeto realizada em 2019).
Lar das crianças – Abril/2023
- O projeto Espanhol na Terceira Idade (Módulo I) trata-se de um projeto de extensão, coordenado pela professora Kátia Cilene David da Silva. O projeto é oferecido ao público adulto da Terceira Idade (a partir de 55 anos) interessado pela língua e cultura espanholas, a ser ministrado por alunos bolsistas, preferentemente aluno em formação da Graduação em Letras Espanhol. No currículo do Curso de Letras Espanhol não temos nenhuma disciplina direcionada ao ensino de espanhol para adultos da terceira idade e, atualmente, é um público cada vez mais produtivo no mercado de trabalho, além de proporcionar a inclusão deste público ao convívio social. O curso expande as manifestações culturais que a língua espanhola acomoda e destaca a importância do aprendizado de uma língua estrangeira, uma vez que o conhecimento de uma língua enrique e contribui para a construção do crescimento pessoal e favorece ao público idoso compreender novos valores sob uma perspectiva linguística-cultural. Além disso, o convívio em grupo favorece as relações interpessoais e melhora a autoestima. A ação em 2022 teve como parceiros duas instituições: Sociedade Espírita Mãos Unidas e Lar da Criança Domingos Sávio. Os resultados foram significativos e os mini-projetos previstos foram executados com êxito. Além das instituições citadas, em 2023 iniciamos a ação no Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA).
Sociedade Espírita Mãos Unidas – 22/04/2023
Sociedade Espírita Mãos Unidas – 01/04/2023
Sociedade Espírita Mãos Unidas – 2022
CEFA – 23/04/2023
CEFA – 07/05/2023
- O projeto Leituras na praça ativo desde 2016, levando em consideração a função da Universidade no contexto político-sócio-cultural das cidades, representa um incentivo às políticas de requalificação do espaço urbano e corrobora a boa disposição da UFC no sentido de compartilhar, com a comunidade cearense, os saberes que promove. Além de propor a formação de público leitor, exercitar a competência literária dos integrantes do projeto e do público participante, o projeto constitui uma ferramenta importante para a curricularização das ações extensionistas, uma vez que contempla a participação de amplo número do alunado de graduação como agentes de leitura literária. Para além desta possibilidade que oferece ao alunado, o Projeto Leituras na Praça traz também um importante beneficio acadêmico na formação do aluno-bolsista ou voluntário, dando-lhe a oportunidade de acrescentar aos conhecimentos estritamente teóricos que as atividades que desenvolverá lhe brindam, a experiência de compartilhar saberes, junto a sua própria e a outras comunidades (bairro ou município). Este beneficio significa um crescimento humano e social que transcende os aspectos apenas teóricos da atividade. A formação do aluno universitário não é completa quando dela está ausente o exercício de cidadania que atividades de interação com a sociedade e, nesta, a comunidade extra-universitária, proporcionam.
Instagram Leituras na Praça – UFC
- O Programa Mais Inclusão: Construindo Letras Acessíveis, coordenado pelas professoras Beatriz Furtado Alencar Lima e Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza. Trata-se de Programa de Extensão ancorado em um Curso e dois Projetos, quais sejam: Curso – Espanhol acessível: línguas estrangeiras em todos os sentidos – Versão Mi cariño; Projeto de Extensão – Lê que eu te escuto: vozes que incluem; Projeto de Extensão Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (Síndrome de Irlen). O objetivo do programa é promover ações que busquem a efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência, no tocante ao acesso à educação, à leitura e à escrita; bem como a sensibilização sobre a importância e os benefícios de uma atuação/intervenção horizontal inter e transdisciplinar, na busca pelo melhoramento contínuo das práticas sociais de leitura e de escrita, em que estão situados/as as pessoas com deficiência. Temos como estimativa um público de 200 pessoas a serem beneficiadas de maneira direta e indireta com as ações do Programa. Os resultados previstos preveem: criação de aplicativos, construção de materiais didático-terapêuticos para uso junto a pessoas com DV, gravação de livros falados e sensibilização do público fortalezense sobre a realidade de ensino/aprendizagem de pessoas com transtornos de aprendizagem. O programa ora proposto tem trazido benefícios de impacto significativo tanto à formação de estudantes do Curso de Letras da UFC, como à comunidade atingida pelas ações que visam a construção de práticas pedagógicas calcadas em uma educação na perspectiva inclusiva.
- O projeto Instagram e o Ensino de Língua Espanhola (IELE) usa essa rede social e suas ferramentas disponíveis para promover a interação e a disseminação de conteúdo linguístico e cultural em espanhol, produzidos pelos discentes, na internet. O uso de recursos educativos digitais (RED) não significa o abandono de métodos já existentes, mas a busca por abordagens que possam complementar e integrar o novo às práticas de ensino, de maneira a favorecê-las. Em vista disso, o presente projeto corrobora o trabalho com a tecnologia digital, voltada mais especificamente, ao ensino de espanhol. Assim, o objetivo geral é incentivar o uso de rede social, Instagram, para produção de textos multimodais em língua espanhola. Metodologicamente, a proposta é a produção do material multimodal para publicação nos perfis direcionados à prática da língua espanhola pelos discentes. Cada perfil será gerenciado pelo um grupo de até 5 alunos, responsáveis por no mínimo 3 postagens semanais, além da interação com os seguidores através do story. Como resultados, serão considerados: 1. número de discentes vinculados ao projeto; 2. número de seguidores nos perfis; 3. número de postagens veiculadas no período do projeto.
Vídeo de apresentação do projeto IELE
Sobre as ações:
Nome da Ação Extensionista: | Leituras na praça |
Modalidade da Ação |
( ) Programa (X) Projeto ( ) Curso ( ) Evento ( ) Prestação de serviço ( ) Grupo de Estudo |
Coordenador(a): |
Maria Inês Pinheiro Cardoso inesufc@yahoo.com.br |
Sobre a Ação Extensionista: | O Projeto pretende fomentar a leitura de textos literários nos espaços públicos da cidade, notadamente nos parques e praças de Fortaleza. A formação de leitores é o objetivo principal, sendo o texto literário o foco desta ação. Em nossos encontros mensais, convidados especialistas em literaturas de distintas nacionalidades participam, realizando leituras e diálogos entre os presentes e os textos, clássicos e contemporâneos, da literatura mundial. |
Código de cadastro: | 2023.PJ.0436 |
Local: | Centro de Humanidades (CH) |
Vagas: | 11 |
Requisitos | |
Situação: | Ativo |
Carga horária semestral: | 192h |
Nome da Ação Extensionista: | Espanhol para a terceira idade (Módulo I) |
Modalidade da Ação |
( ) Programa (X) Projeto ( ) Curso ( ) Evento ( ) Prestação de serviço ( ) Grupo de Estudo |
Coordenador(a): |
Kátia Cilene David da Silva katiacilenedavid@ufc.br |
Sobre a Ação Extensionista: | Trata-se de um curso de extensão, oferecido ao público adulto da Terceira Idade (a partir de 55 anos) interessado pela língua e cultura espanholas. |
Código de cadastro: | 2022.PJ.0431/2023 |
Local: | Centro de Humanidades (CH) |
Vagas: | 2 |
Requisitos | Alunos que estejam matriculados a partir do semestre 5. |
Situação: | Ativo |
Carga horária semestral: | 64h |
Nome da Ação Extensionista: | MAIS INCLUSÃO: CONSTRUINDO LETRAS ACESSÍVEIS |
Modalidade da Ação |
( X ) Programa ( ) Projeto ( ) Curso ( ) Evento ( ) Prestação de serviço ( ) Grupo de Estudo |
Coordenador(a): |
Beatriz Furtado Alencar Lima alencarbia@gmail.com |
Sobre a Ação Extensionista: |
Trata-se de um programa que congregará três ações extensionistas e terá a duração de 07/03/2022 a 31/12/2024. As 3 ações são: O Curso Espanhol Acessível: língua estrangeira em todos os sentidos; Projeto Lê que eu te escuto: vozes que incluem; Projeto Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (Síndrome de Irlen). Abaixo colocamos os nomes de cada uma das ações e seus respectivos objetivos. Curso Espanhol Acessível: língua estrangeira em todos os sentidos → Potencializar, por meio de práticas de letramento multimodais em língua espanhola, o desenvolvimento sensorial e cognitivo das crianças/adolescentes atendidas no serviço de estimulação visual. Projeto Lê que eu te escuto: vozes que incluem → Desenvolver a gravação em áudio de materiais em línguas estrangeiras, para disponibilização no Repositório de Informação Acessível (RIA) REBECA – Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados. Projeto Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (Síndrome de Irlen) → Realizar trabalho de sensibilização, junto à sociedade fortalezense, sobre a importância do diagnóstico e da consequente atuação profissional, junto a estudantes (adolescentes e adultos) que apresentem distúrbios de aprendizagem relacionados à visão.
|
Código de cadastro: | 2022.PG.xxxx |
Local: | Centro de Humanidades (CH) |
Vagas: |
· Curso Espanhol Acessível: língua estrangeira em todos os sentidos (2022 a 2024) → 5 vagas por ano · Projeto Lê que eu te escuto: vozes que incluem (2022 a 2024) → 5 vagas por ano (a depender de como as atividades desenvolvam-se, pretendemos aumentar o número de vagas anuais) · Projeto Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (Síndrome de Irlen) (2023 a 2024) → 5 vagas por ano
|
Requisitos |
– Interesse no tema da acessibilidade de pessoas com deficiência visual; – Interesse em questões sobre ensino/aprendizagem de E/LE a pessoas com deficiência; – Habilidade com manejo em bancos de dados para a realização de pesquisas bibliográficas; – Habilidade com o uso de tecnologias digitais da informação; – Estudante pró-ativo; – Compromisso com a pesquisa.
Semestre a partir do qual é possível atuar no projeto: semestre 3.
|
Situação: | Início em 07/03/2022 |
Carga horária semestral: |
12 horas semanais Mensalmente: 48 horas Semestre: 288 horas |
Nome da Ação Extensionista: | Espanhol para crianças do Ensino Fundamental I |
Modalidade da Ação |
( ) Programa (X) Projeto ( ) Curso ( ) Evento ( ) Prestação de serviço ( ) Grupo de Estudo |
Coordenador(a): |
Kátia Cilene David da Silva katiacilenedavid@ufc.br |
Sobre a Ação Extensionista: | Projeto com o intuito de introduzir aspectos linguísticos e culturais da língua espanhola de forma lúdica e baseada em um enfoque comunicativo preferentemente oral. |
Código de cadastro: | 2022.PJ.0433/2023 |
Local: | Centro de Humanidades (CH) |
Vagas: | 3 |
Requisitos | Alunos que estejam matriculados a partir do semestre 5. |
Situação: | Ativo |
Carga horária semestral: | 64h |
Nome da Ação Extensionista: | Catar Feijão – Seu podcast de literatura. |
Modalidade da Ação: |
( ) Programa (X) Projeto ( ) Curso ( ) Evento ( ) Prestação de serviço ( ) Grupo de Estudo |
Coordenador(a): |
Roseli Barros Cunha roselibc@gmail.com |
Sobre a Ação Extensionista: | Promover o acesso das pesquisas acadêmicas elaboradas por mim e por meus alunos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, alcançando, com isso, um público diverso que se interesse por literatura ou possa vir a se interessar. |
Código de cadastro: | HCOO.PJ.231. |
Local: | Centro de Humanidades (CH) |
Vagas: | 2 |
Requisitos: |
Os alunos interessados em participar do projeto de extensão Catar Feijão – seu podcast de literatura, poderão estar em qualquer semestre do curso e deverão ter como pré-requisitos: 1. gostar de literatura; 2. ser pró-ativo; 3. ter disposição e disponibilidade para participar de todas as etapas do processo do podcast: planejamento, roteiro, gravação, postagem, interação nas redes sociais).
|
Situação: | Ativo |
Carga horária semestral: | 12 horas semanais |