Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Espanhol Licenciatura Noturno

Área do conteúdo

Divulgação de informações sobre estágio

Data de publicação: 12 de janeiro de 2023. Categoria: Agência de Estágios - UFC, Informe

OFÍCIO CIRCULAR 1/2023/ESTÁGIOS/PREX/REITORIA

 

Fortaleza, 12 de janeiro de 2023.

 

Assunto: Divulgação de informações sobre estágio aos docentes e aos discentes

Na oportunidade do início do semestre 2023.1, a Agência de Estágios da UFC informa sobre o procedimento de formalização dos documentos de estágios, decorrente principalmente das novas funcionalidades do módulo de estágios no SIGAA.

 

1. IMPLANTAÇÃO DO MÓDULO DE ESTÁGIOS DO SIGAA

O Módulo de Estágios do SIGAA está sendo utilizado como uma opção para os alunos, em concomitância com o atendimento por meio de agendamento, desde setembro/2022.

A partir de 2023.1 todos os procedimentos de homologação de estágio obrigatório e não obrigatório deverão ser realizados por meio do SIGAA. Assim sendo, deixará de existir o atendimento por meio de agendamento.

Os orientações sobre os novos procedimentos estão disponíveis em:

https://estagios.ufc.br/pt/duvidas-frequentes/envio-de-documentacao-diretamente-pelo-sigaa/

https://www.youtube.com/watch?v=PPsyJBJNwu8&t=3s

A documentação cadastrada pelos discentes no SIGAA deverá ser aprovada pelo professor orientador e pela Instituição de Ensino.

Para cadastrar a documentação de estágio (termo de compromisso /aditivo/ relatório/ rescisão), o estudante deverá preencher as informações no formulário eletrônico do SIGAA e encaminhá-las ao professor orientador. O professor orientador deverá analisar somente a compatibilidade das atividades previstas com o curso no qual o estudante está matriculado. A documentação poderá ser aceita ou devolvida para ajustes.

Após o aceite do professor orientador, o aluno deverá gerar o documento em PDF, obter a assinatura da concedente e realizar o upload do documento no SIGAA.

A partir do upload, a Instituição de Ensino fará a análise final das informações e homologará o estágio ou devolverá ao discente para ajustes.

2. CHOQUE DE HORÁRIO ENTRE ESTÁGIO E DISCIPLINAS

Conforme já informado em comunicações anteriores, não é possível ocorrer choque de horário entre o estágio e as disciplinas. 

Os discentes poderão se matricular nas disciplinas que tiverem interesse, independente do horário do estágio. Após a matrícula serão notificados sobre o choque de horário e terão que obrigatoriamente mudar o horário de estágio ou das disciplinas dentro do prazo estabelecido pela Agência. Caso esse ajuste não ocorra, o aluno será automaticamente desligado do estágio e a concedente será informada por email sobre o desligamento.

 

3. IMPOSSIBILIDADE DE ACÚMULO DE ESTÁGIO REMUNERADO E BOLSAS DA UFC

 

Informamos que, por questão de ordem legal, não é possível acumular estágios remunerados com bolsas da UFC. Assim, os alunos que possuem bolsa, deverão optar entre a bolsa ou o estágio antes de submeter o Termo de Compromisso de Estágio, uma vez que o próprio SIGAA fará o bloqueio quando isso ocorrer.

 

4. CONVÊNIOS

 

No âmbito da UFC, o início do estágio obrigatório ou não obrigatório deve ser precedido pela formalização de um convênio. 

Orientações para convênios em: https://estagios.ufc.br/pt/convenios/ .

Consulta de convênios vigentes em: https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf.

 

5. VAGAS DE ESTÁGIO

 

As vagas de estágio podem ser acessadas pelos discentes diretamente pelo SIGAA.

A divulgação das oportunidades de estágio podem ser publicadas por meio do link: https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf.

 

6. CONTATOS DA AGÊNCIA DE ESTÁGIOS

 

Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio das perguntas frequentes, disponibilizadas no seguinte link: https://estagios.ufc.br/pt/duvidas-frequentes/

Desejamos um excelente semestre para todos e ficamos à disposição por meio dos seguintes contatos: https://estagios.ufc.br/pt/contatos/.

 

Atenciosamente,

Rogério Teixeira Masih

Coordenador da Agência de Estágios

Acessar Ir para o topo