Estão abertas as inscrições para o minicurso “Mulher branca protagonista: traição e assassinato no romance Dona Guidinha do Poço, de Oliveira Paiva”, que ocorre nos dias 21 e 28 de setembro (quarta-feira), das 14h às 18h, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica.
O minicurso irá abordar as diferenciações entre as personagens mulheres do romance Dona Guidinha do Poço, ([1897] 1952), do escritor cearense Oliveira Paiva (1861-1892), a partir do recorte de gênero, classe e raça/etnia (SAFFIOTI, 2015).
A narrativa conta a história de Guidinha, uma rica fazendeira do sertão brasileiro da segunda metade do século XIX, cuja herança material e simbólica do avô português proporcionam poder social e político, culminando na traição e no assassinato do próprio marido. Partimos do conceito de branquitude (CARDOSO, 2010), com o intuito de compreender o lugar da protagonista, mulher branca, aliado ao lugar de privilégio simbólico dos brancos da sociedade brasileira, entendendo também os limites impostos pelo gênero.
A atividade será ministrada pela doutoranda do PPGLetras/UFC, Gabriela Ramos Souza, como parte do resultado de sua pesquisa durante o doutorado sanduíche na Espanha, financiada com bolsa CAPES/PDSE e orientada pela Profa. Dra. Roseli Barros Cunha.
Estão disponíveis 15 vagas para estudantes de graduação, pós-graduação e interessados no tema.
Será emitido certificado de participação.
Local: PPGLetras/UFC – Prédio do Departamento de Literatura (Próximo ao Bloco de Letras Noturno), térreo.
Avenida da Universidade, 2683. Campus do Benfica, Fortaleza-CE.